Eixos Temáticos
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS
DIA 06/07/2022 - 9 horas
EIXO 1 – Relações Étnico-Raciais: perspectivas e reexistências na educação e na saúde Coordenadores (as): Profa. Dra. Rosana Batista Monteiro | Dr. Luis Eduardo Batista |
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Horário: 09:00 às 12:00 - Link: https://meet.google.com/rvx-hyhr-xpf |
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Ana Beatriz Macedo |
Estudo da branquitude crítica na formação de psicólogas brancas: uma leitura decolonial |
Ariane Nascimento Silva / Geraldo Tadeu Souza |
Cuscuz: rastro de uma travessia - Presença em orientações para as políticas públicas de Educação Alimentar e Nutricional. |
Carla Leitão da Silva / Marcos Roberto Vieira Garcia |
Ensino remoto, saúde mental e juventude: vivências possíveis |
EIXO 2 – Redes sociais digitais: subjetividades, sociabilidades e discursos contemporâneos Coordenadores (as):Prof. Dr. Marcio Antonio Gatti | Profa. Dra. Teresa Melo Monitor: José Geovânio Buenos Aires Martins |
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Horário: 09:00 às 12:00 - Link: https://meet.google.com/vyc-vpqe-aew |
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Gabriela Franco Uechi |
Okinawano ou Shimanchu? Questões de identidade expressas na rede social TikTok |
José Geovânio Buenos Aires Martins / Ricardo Hirata Ferreira |
O Instagram como lugar de repressão dos corpos dissidentes: uma abordagem a partir do discurso homotransfóbico |
Carolina Agostinho de Jesus / Carla Leitão da Silva |
Mulheres na ciência: análise de perfis de divulgação científica no Instagram |
EIXO 3 – Vulnerabilidades contemporâneas e direitos: vidas precárias e processos de resistência democráticos Coordenadores (as): Profa. Dra. Kelen Christina Leite | Prof. Dr. Geraldo Tadeu Souza Monitores(as) Edson Alexandrino e Thara Wells |
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Horário: 09:00 às 12:00 - Link: https://meet.google.com/bxg-ttfy-qnw |
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André Luiz Pereira Spinieli |
Cidadania como reconhecimento: teoria social, direitos humanos e identidades |
Edson Ferreira Alexandrino Junior / Kelen Christina Leite |
A desobediência divina como ato de resistência |
Matheus Tarsus da Cruz |
Corpos transgressores: Limites de direitos |
Thara Wells Corrêa |
Mulheres Transexuais e Travestis Sobreviventes: Exclusões Institucionais, Violências e Lutas em Sorocaba/SP |
EIXO 5 – Corpos dissidentes na (anti) cidade: atravessamentos e trajetórias territoriais Coordenadores (as):Profa. Dra. Rosalina Burgos | Profa. Dra. Vanda Aparecida da Silva | Dr. Paulo Reis Monitora - Raquel Peres Pereira Fujita |
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Horário: 09:00 às 12:00 - Link: https://meet.google.com/fbp-oqpj-ata |
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Paulo Reis dos Santos |
Uma etnografia das calçadas: Histórias de vida de pessoas transfemininas, em situação de rua, na pandemia de COVID-19. |
Marlyvan Moraes de Alencar |
Livraria de rua: lugar de encontro e de resistência |
Marilda Paixão Isaias dos Santos / Rosalina Burgos |
Representatividade e lugar de fala de mulheres negras na superação da situação de rua |
Josefina de Fatima Tranquilin Silva |
Corpos e belezas trans invadem a cidade: brechas desejantes de corpografias |
EIXO 6 – Interdisciplinaridade e outras linguagens: corpos e territórios em movimento Coordenadores (as):Profa. Dra. Rosalina Burgos | Dra. Clara Passaro – UFBA | Dra. Josefina de Fátima Tranquilin Silva Monitora: Eliane Tróia |
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Horário: 09:00 às 12:00 - Link: https://meet.google.com/int-qreg-dcq |
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Marina de Fatima Souza/ Rosalina Burgos |
Luz, Câmera, Geograficidade! (Em)Foco o lugar de vivência dos adolescentes representado nos 10 anos do Curta Escola |
Camila Fontenele de Miranda |
O lugar-armadilha da super-visibilidade e a reinscrição da violência no filme Vênus Negra: existe descanso para Saartjes Baartjes? |
Fabiana Furlani Carlucci / Cláudia Regina Lahni |
A arte na educomunicação como fortalecimento do jovem: reflexões sobre trabalhos científicos |
Laura Castro de Araujo / Gildemar da Paixão Trindade |
LIVRO-LUGAR: edição de narrativas de comunidades tradicionais e periféricas |
Diogo Vieira / Luciandro Tássio Souza |
A inserção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Currículo Escolar das classes multisseriadas |
DIA 06/07/2022 – 14 horas
EIXO 1 – Relações Étnico-Raciais: perspectivas e reexistências na educação e na saúde Coordenadores (as):Profa. Dra. Rosana Batista Monteiro | Dr. Luis Eduardo Batista |
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Horário: 14:00 às 16:30 - Link: https://meet.google.com/rvx-hyhr-xpf |
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Daniel Amâncio |
Em razão de sua raça: os impactos psicossociais das desqualificações das masculinidades negras |
Ovídio da Conceição Batista Júnior |
Formas de identificação e formas resistência de professoras negras na UFMS: por mais sensibilidades epistêmicas racializadas |
EIXO 2 – Redes sociais digitais: subjetividades, sociabilidades e discursos contemporâneos. Coordenadores (as): Prof. Dr. Marcio Antonio Gatti | Profa. Dra. Teresa Melo Monitor: José Geovânio Buenos Aires Martins |
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Horário: 14:00 às 16:00 - Link: https://meet.google.com/vyc-vpqe-aew |
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Jeniffer Cristina Ferreira Justino |
Subjetividades conectadas ou distanciadas?: reflexões sobre a “ideologia” da internet e a relação liberdade-controle |
Windson da Silva Santos |
Notas sobre a circulação do discurso de “doutrinação” no campo educacional: fórmula discursiva e tecnografismo |
Mayara Victor Gomes |
Livros para a infância: um estudo interdisciplinar sobre duas polêmicas em torno da sexualidade |
Vanessa Regina Fernandes Freire |
Construção da imagem corporal a partir das mídias sociais |
EIXO 3 – Vulnerabilidades contemporâneas e direitos: vidas precárias e processos de resistência democráticos Coordenadores (as): Profa. Dra. Kelen Christina Leite | Prof. Dr. Geraldo Tadeu Souza Monitores(as) Edson Alexandrino e Thara Wells |
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Horário: 14:00 às 17:30 - Link: Será disponibilizado em breve |
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Geisa Araújo de Almeida Sbaraglini |
Acolhimento familiar na primeira infância: a diferença no cuidar |
Roberta Cristiane Sanches Casare |
A sociedade do desempenho e o empreendedor de si em tempos de precarização do trabalho |
Vanessa Queiroz Castro |
A escuta especializada: uma garantia de proteção |
Pamella Carolina de Sousa Pacheco Carvalho / Daniela Auad |
Justiça e Educação: do diálogo sobre conceitos à mudança de práticas |
Luciana Loren Ribeiro Petrili / Cláudia Regina Lahni |
Produção editorial brasileira na contemporaneidade: literatura para, pelas e sobre mulheres |
EIXO 4 – Processos de resistência na interface socioambiental Coordenadores (as): Prof. Dr. André Cordeiro Alves dos Santos | Profa. Dra. Mariana Faiad |
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Horário: 16:00 às 18:30 - Link: Será disponibilizado em breve |
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Maria da Conceição Golobovante / Tereza C. M. Brito de Carvalho |
Catadores autônomos de uma periferia de Santos-SP: lições de socioambientalismo |
Luíza Câmara Maretto / Daniela Figueiredo |
Transição relacional: encontros entre os diferentes seres |
Sara da N. Q. Cortes / Gildemar da Paixão Trindade |
Conflitos socioespaciais e territoriais em comunidades quilombolas |
O II SECHu apresenta os seguintes Eixos Temáticos
Eixo 1 - Relações Étnico-Raciais: perspectivas e reexistências na educação e na saúde
As políticas de ação afirmativa (PAA), na educação e na saúde, são respostas a persistência do racismo, institucional e estrutural, que perpetua as desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de vida da população, e que se acentuaram nos tempos recentes. Tais políticas tem ainda como desafio sua implementação e sustentabilidade. Pesquisadores(as) nas áreas de educação e da saúde coletiva tem buscado apontar soluções para a inclusão de temas sobre racismo, antirracismo, saúde da população negra dentre outros, na formação de profissionais, no planejamento e avaliação de políticas públicas, nas práticas cotidianas nas escolas e serviços de saúde. O eixo pretende discutir pesquisas sobre relações étnico-raciais, pedagogia(s) antirracistas, desigualdades sociais, raciais e étnicas, formação profissional, implementação/avaliação das PAA, saúde da população negra, saúde mental e racismo, de forma pluri/multi/interdisciplinar e/ou interseccional, repercutindo conhecimentos, perspectivas e práticas transformadoras, de reexistência, visando uma sociedade mais justa, democrática em que todas as pessoas tenham o direito de existir.
Proponentes
Rosana Batista Monteiro – PPGECH/UFSCar
Luis Eduardo Batista - Integrante do GT Racismo e Saúde/ABRASCO; Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
EIXO 2 - Redes sociais digitais: subjetividades, sociabilidades e discursos contemporâneos
A produção e a circulação de subjetividades, sociabilidades e discursos na contemporaneidade dá-se, de maneira significativa, nas redes sociais digitais. Este Eixo Temático pretende trazer ao debate pesquisas sobre essas redes, suas articulações, estratégias, significações e repercussões na constituição das subjetividades, sociabilidades e discursos contemporâneos. A chamada está aberta para trabalhos sobre a análise da atuação e interação dos sujeitos nestes ambientes, produzindo e reproduzindo diversos materiais linguageiros, assim como das possibilidades e limites das plataformas que viabilizam esta nova forma de sociabilidade.
Proponentes:
Marcio Antonio Gatti - PPGECH/UFSCar
Teresa Mary Pires de Castro Melo - PPGECH/UFSCar
Eixo 3 - Vulnerabilidades contemporâneas e direitos: vidas precárias e processos de resistência democráticos
O desenvolvimento do capitalismo e de suas tecnologias assim como a política neoliberal assumem características que ultrapassam a mera política econômica, enraizando-se na sociedade enquanto uma lógica que penetra em todas as relações sociais e em todas as esferas da vida, com implicações na democracia contemporânea e nos direitos e condições humanas. Tal política econômica produz, em níveis sempre mais elevados, corpos, sujeitos e trabalhadores pautados pela precariedade e pelas vulnerabilidades abissais e comprometimentos perversos para com o próprio funcionamento democrático das sociedades. Nesse sentido, movimentos de denúncia e luta por direitos pelos sujeitos de discursos, que vivem na fronteira da linha abissal, exigem articulações da sociedade em busca de um comum democrático e solidário. Este eixo pretende reunir trabalhos comprometidos com o debate público em torno destas questões.
Proponentes
Kelen Christina Leite - Docente PPGECH UFSCar
Geraldo Tadeu Souza - Docente PPGECH UFSCar
Eixo 4 - Processos de resistência na interface socioambiental
Os diversos problemas e desafios contemporâneos, as lutas e processos de resistências, são acentuados, se não mesmo originários, da agravação dos problemas ambientais. Das lutas dos povos indígenas, aos diversos mecanismos estruturais de desigualdades e opressões situadas na interface dos problemas sociais e ambientais, daqueles grupos que sofrem as consequências diretas e indiretas da degradação ambiental, esse Eixo Temático busca debater temas e possibilidades de engajamento crítico com possibilidades reais de mudança.
Proponentes
Andre Cordeiro Alves dos Santos - Docente PPGECH UFSCar
Mariana Faiad - Docente PPGECH UFSCar
Eixo 5 - Corpos dissidentes na (anti) cidade: atravessamentos e trajetórias territoriais
As cidades sob a lógica de urbanização capitalista permitem a existência de espaços dignos para a vida? Ou estamos imersos em (anti)cidades, com contradições e fraturas sociais e ambientais profundas? A (anti)cidade não estimula a sociabilidade, não prevê a existência de praças públicas em condições para o encontro e festa pública, a cultura e a arte; não estimula a convivência e estimula os sistemas de segurança privada que gera o isolamento das pessoas. Todavia, cotidianamente tantos são os corpos dissidentes, corpos políticos, que nela se movimentam, sob tantos atravessamentos, abrindo percursos e o horizonte do direito à cidade. Neste sentido, este eixo temático pretende receber trabalhos que estejam na contracorrente de um urbanismo que não prioriza a condição humana, para refletirmos sobre os corpos dissidentes que resistem e lutam por outras formas de viver para além da (anti)cidade.
Proponentes
Rosalina Burgos - Docente PPGECH UFSCar
Vanda Aparecida da Silva - Docente PPGECH UFSCar
Paulo Reis - pós-doutorando PPGECH UFSCar
Eixo 6 - Interdisciplinaridade e outras linguagens: corpos e territórios em movimento
Esse Eixo Temático visa oferecer um espaço para debate aos pesquisadores do PPGECH e demais interessados na construção de linguagens diversas para a expressão da produção acadêmico-científica, refletindo a construção epistemológica no contexto das teorias e práticas de pesquisa interdisciplinar.
Proponentes
Rosalina Burgos - Docente PPGECH | UFSCar
Clara Passaro - UFBA
Josefina Tranquilin - NEPeTeCS | UFSCar